Em 30 de Dezembro de 1900 nasceu o Movimento Pentecostal no estado do Kansas, nos Estados Unidos, de onde espalhou-se pela Europa e por todo o mundo. Dentre as igrejas pioneiras, destacamos a Apostolic Faith Mission, na Rua Azusa, nº 312, em Los Angeles, California.
Foi naquele país, em outubro de 1910, que Deus direcionou Gunnar Vingren e Daniel Berg para o Brasil. Lá eles embarcaram no dia 5 de novembro e no dia 19 de Novembro de 1910, chegaram a Belém do Pará, trazendo com eles a fé e o testemunho dos prodígios que Deus estava realizando!
Quase um ano depois, na madrugada do dia 8 de Junho de 1911, a irmã Celina Albuquerque foi a primeira pessoa a receber o batismo no Espírito Santo em terras brasileiras.
Dez dias depois, no dia 18 de Junho, Vingren e Berg fundaram a Missão da Fé Apostólica e sete anos mais tarde, no dia 11 de Janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como Assembleia de Deus.
A partir de Belém, a Assembleia de Deus estendeu seus braços por todo o Brasil, alcançando vilas, cidades, estados e chegando, em fins de 1923, à então capital da República, o Rio de Janeiro.
Em 1924, o Missionário Gunnar Vingren mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a pastorear a Assembleia de Deus no Campo de São Cristóvão.
Em 1928 João Evangelista, membro da Assembleia de Deus de São Cristóvão-RJ partiu para Rio Bonito para pregar a Mensagem Pentecostal e dali a Palavra de Deus foi divulgada nas cidades de Pirineus, Cachoeiras de Macacu, Bananeiras, Sumidouro, Carmo, Duas Barras e entre outras, Nova Friburgo.
Mais tarde, em 1936, Anatálio Joaquim de Oliveira chegou a Nova Friburgo, enviado pelo Missionário Nils Kastberg, líder da Assembleia de Deus de São Cristóvão, para dar continuidade à evangelização.
Em 1939 o Missionário Samuel Nyström passou ao Pastor Moysés Soares da Fonseca a responsabilidade de diversas igrejas. Dentre elas, as Assembleias de Deus em Bananeiras, Sumidouro e Nova Friburgo, para onde mudou-se e trabalhou por um ano.
Neste primeiro ano de trabalho em Nova Friburgo, o Pastor Moysés Soares conheceu Waldo Benjamim de Oliveira, um sapateiro, membro da Assembleia de Deus de Bananeiras, distrito de Silva Jardim-RJ, que aqui lutava pela conquista das almas, evangelizando a todos quanto podia e realizando cultos em sua própria residência, no bairro de Duas Pedras.
Foi ali que a semente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Central em Nova Friburgo foi plantada e, nesse solo fértil, a Palavra de Deus germinou e começou a dar os frutos que se multiplicam até os dias atuais.
A obra do Senhor continuou a progredir e homens e mulheres de Deus deixaram marcas na história do Evangelho em Nova Friburgo, tais como o Missionário Nils Kastberg (em 1940), o Pastor Eugênio J. de Oliveira (em 1942), o Pastor Moysés Soares da Fonseca, (novamente de 1943 a 1946) e o Pastor João Corrêa da Silva (em 1946).
Também o Missionário Leif Gunnar Andersen (de 1950 a 1951) trabalhou com êxito e dedicação por quase dois anos. Foi este líder quem decidiu alugar um pequeno cômodo, localizado no Centro da cidade, à Rua Almirante Barroso no, esquina com a Rua Carlos Éboli, onde os cultos aconteceram até o ano de 1954.
Durante esses anos a igreja também pôde contar com a assistência do irmão Henrique Gomes de Mattos, mais tarde também chamado para o Ministério Pastoral, e que acompanhou a trajetória de vários líderes, incluindo o Pastor Raul Soares (em 1952) que atuou até a vinda do Pastor Manoel Octávio Dembergue, em 1953.
Manoel Octávio Dembergue nasceu em Trajano de Moraes/RJ, em 1909. Casou-se em 1933 com Ligia Sampaio Dembergue, mudando-se para o Rio de Janeiro em 1935, onde aceitou a Cristo como Salvador em Abril de 1938, na Assembleia de Deus do Campo de São Cristóvão. Mais tarde voltou com a família em 1945 para a localidade de Tapera, em Trajano de Moraes, para evangelizar e foi consagrado ao Pastorado em 27 de Maio de 1949.
Em 1951 mudou-se para Cantagalo e logo depois para Muriaé-MG. Instalou-se definitivamente em Nova Friburgo no ano de 1953 e àquela época, a igreja contava com apenas 37 membros. Deus abençoou o Pastor Manoel Octávio e, sob sua direção, a Igreja comprou um imóvel à Av. Comte. Bittencourt, no 40.
Não demorou muito e este imóvel tornou-se pequeno para abrigar os membros e por isto, o Pastor Manoel Octávio propôs em seu coração, a construção de um novo templo.
Em 1957 houve a troca do imóvel da Av. Conte. Bittencourt por um terreno na Rua São Clemente, lt 19, hoje Av. Cons. Julius Arp, no 149, com a escritura sendo lavrada em Maio de 1957, para alegria de toda a Igreja. A construção do novo Templo teve início com o aproveitamento do material do salão demolido e a inauguração ocorreu em setembro daquele mesmo ano.
A Igreja cresceu e em Janeiro de 1959 tornou-se autônoma e o Pastor Manoel Octávio o 1o Pastor Presidente da Assembeia de Deus Central. Dentre muitos que se dedicaram a esta obra, citamos valorosos homens de Deus como Orízio Climério de Oliveira, José Ponciano de Miranda, Aristoziro Ignácio, João Salomão Borges, Derly Verly, Nedes de Almeida Teixeira e José Antonio dos Santos.
Em Março de 1973, o Pastor Manoel Octávio lançou a campanha para a construção de um novo templo e cinco anos mais tarde, em Março de 1978, a igreja comprou o terreno à Rua Mato Grosso, no 9, onde foi lançada, Setembro de 1978, a pedra fundamental do que seria por muitos anos o maior templo evangélico do Município.
Um ano mais tarde, em Setembro de 1979 o Pastor Manoel Octávio partiu para o Senhor, deixando para todos um grande exemplo de vida, fé, coragem e ousadia para a glória de Deus!
José Antonio dos Santos nasceu na cidade de Bom Jardim/RJ em 1941. Desde os primeiros anos de sua adolescência já trabalhava para ajudar no sustento da família. Em 1957 fixou residência em Nova Friburgo, onde entregou-se a Cristo no ano de 1958, na 1a Igreja Batista, na Praça do Suspiro. Em 10 de Novembro de 1959 transferiu-se para a Assembleia de Deus Central e lá, e em 1962, em cerimônia realizada pelo Pastor Manoel Octávio, casou-se com Maura Landinha de Oliveira. Tiveram um casal de filhos: Joselli e Marcelo.
No início dos anos 70, convidado pelo Pastor Manoel Octávio para liderar os jovens, realizou diversos eventos, dentre eles a 1a Confraternização de Jovens da Igreja (de 28 a 31 de Outubro de 1976). Atuou na Diretoria da Igreja como secretário e foi consagrado ao Presbitério no dia 02 de Outubro de 1977.
Sempre dedicado no auxílio ao Pastor Manoel Octávio Dembergue, passou a exercer em Maio de 1978 o cargo de Vice-Presidente da Igreja e em Janeiro de 1979 os obreiros do campo apoiaram sua indicação ao Ministério Pastoral, decisão esta oficializada e registrada na CEADER em Setembro de 1979.
Ainda em Setembro de 1979 o Pastor José Antonio assumiu a Presidência da Igreja, que contava com a Sede e 14 Congregações e Pontos de Pregação, dando continuidade ao maior projeto do Pastor Manoel Octávio: a construção do novo Templo da Igreja Assembleia de Deus Central, na Rua Mato Grosso, cuja inauguração, ocorrida em Setembro de 1986, contou com a presença especial da irmã Ligia Sampaio Dembergue, de muitos membros e amigos.
Com o apoio da Igreja e a Graça de Deus, o Pastor José Antonio construiu novas Congregações, reformou e ampliou as já existentes, sempre almejando o bem-estar daqueles que continuam a entregar-se a Cristo. Em 2009 a Igreja contava com 52 Congregações localizadas em Nova Friburgo, Duas Barras, Sumidouro, Bom Jardim, Trajano de Moraes e Juiz de Fora. Em Abril de 2007, iniciou a obra de construção do novo Templo da Igreja, situado Rua Tiradentes, obra esta que enfrentou diversos desafios.
O Pastor José Antonio dos Santos jubilou em Janeiro de 2018, assumindo a função de Pastor de Honra da Igreja.
Em Dezembro de 2022, o Pastor José Antonio dos Santos partiu para o Senhor.
Marcelo Oliveira dos Santos nasceu na cidade de Nova Friburgo/RJ em 1967. Casado com Alcenir Cardoso Pinheiro Santos e tem dois filhos: Bernhard e Arthur.
Em 2001 foi separado para o Diaconato e no ano seguinte, para o Presbitéerio. Em 2003, foi indicado para o Minisério Pastoral com o apoio de toda a Igreja, tendo sido Consagrado ao Santo Ministério em Dezembro daquele mesmo ano.
Em 2004 mudou-se com a família para Juiz de Fora/MG, para consolidar o trabalho missionário desta Igreja naquela cidade, permanecendo lá por 14 anos, trabalhando incanssavelmente para o crescimento da Obra de Deus.
A convite do Pastor José Antonio, atuou no Conselho de Ética Disciplinar, de 2006 a 2018. Também atuou como CoPastor de 2016 a 2018. Em Janeiro de 2018 retornou para Nova Friburgo para auxiliar de perto o Pastor José Antonio dos Santos.
Ainda em 2018 assumiu a assumiu a Presidência da Igreja, quando da jubilação do Pastor José Antonio, sendo aprovado pela Igreja.
Com a graça de Deus, o Pastor Marcelo Oliveira dos Santos deu andamento ao projeto idealizado pelo Pastor José Antonio dos Santos e inaugurou em Setembro de 2022 o novo Templo da Igreja, situado Rua Tiradentes. No dia 03 com a presença do Pastor José Antonio dos Santos e um número reduzido de membros e familiares. No dia 04 pela manhã com um grande número de presentes, e grande cooperação durante toda a semana que contou com cultos festivos durante todos os dias com a participação de diversas congregações até o dia 11 de Setembro.